História



Francisco Martins dos Santos Fundador  do  IHGSV

Francisco Martins dos Santos Fundador do IHGSV

Essa é a nossa história

Os Institutos Históricos e Geográficos foram criados a partir da fundação em 1838 por Dom Pedro II do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRAFICO BRASILEIRO. Naquela oportunidade, foram criadas as ramificações da entidade “mater” e todas as capitais e principais cidades históricas tinham em sua melhor intelectualidade, membros que tinham a missão em ser os recipiendários (anotadores oficiais) da história. A preservação da memória histórica, o desenvolvimento de estudos relacionados ao meio ambiente, geográficos, fenômenos naturais, além de fomentar a busca do conhecimento e cultura, estimulando a produção literária e cultural, foram algumas das missões destinadas ás instituições.

O Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente fundado em 05 de fevereiro de 1959 pelo professor e historiador Francisco Martins dos Santos, é uma Confraria sem fins lucrativos, considerado de utilidade pública pela Lei nº 1.026/64, tem por objetivos principais o estudo, a divulgação e a promoção do Conhecimento, da Cultura, História, Geografia, Ciências, Artes e Letras. É mantenedor da Biblioteca Pública Historiador Francisco Martins dos Santos inaugurada em 18 de junho de 1970, do Museu Histórico e Geral da Cidade inaugurado em 22 de janeiro de 1973, da Galeria de Arte Cellula Mater.

Sua sede está instalada no imóvel tombado pelo Condephaat em 07 de junho de 1988 onde inicialmente foi a Chácara residencial do prestante cidadão vicentino José Lopes dos Santos (Cel. Lopes) construída em 1850, no século XIX, posteriormente a casa maior (construida em 1890) foi também residência do Barão Alemão Gustav Kurt Von Pritzelwitz onde morou até 1944, em 1998 a Caixa Econômica Federal transfere o imóvel, por cessão, à SPU – Secretaria de Patrimônio da União, com destinação específica ao Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente- IHGSV. a presidência do Instituto é exercida atualmente pelo Confrade Diretor Presidente Paulo Eduardo Costa. 

O IHGSV   possui atualmente cerca de 340 alunos dos cursos livres oferecidos a preços populares, de onde advém maior parte dos recursos para seu funcionamento e manutenção, além disso, na mesma área, há o Café do Barão, que se tornou uma atração com seus cafés gourmets, reunindo pessoas para encontros cotidianos, intelectuais, políticos e técnicos,  o Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente  e considerado hoje o maior  provedor de arte e cultura de toda  nossa  região.  

PAULO EDUARDO COSTA PRESIDENTE  DO IHGSV

PAULO EDUARDO COSTA PRESIDENTE DO IHGSV

DIRETORES ELEITOS EM 2021

DIRETORES ELEITOS EM 2021

DONA MIRIAN, VITOR, RENATO E CIRILO SUPORTE ADMINISTRATIVO

DONA MIRIAN, VITOR, RENATO E CIRILO SUPORTE ADMINISTRATIVO


Conheça os nossos diretores

EMÍLIO CID

VICE PRESIDENTE 

VALDIR SANTOS

DIRETOR DE PATRIMONIO

EDSON SANTANA DO CARMO

 PRIMEIRO SECRETÁRIO

CLOVIS PIMENTEL

SEGUNDO SECRETÁRIO

MIRIÃ FERNADES

DIRETORA ASSISTENTE DE ARTE 

ANTONIO ROBERTO MARCHESE 

DIRETOR DE PROMOÇÃO CULTURAL

 MARIO AZEVEDO ALEXANDRE

DIRETOR TESOUREIRO

JORGE H. DE O. LIMA 

DIRETOR DE PESQUISAS

WILMA VEZZÁ

SUZEL GIL FRUTUOSO